UX Design e UI Design – Entenda!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Vamos falar sobre UX Design e UI Design. Essas duas áreas estão muito em alta e confundi-las é muito comum, principalmente para quem está iniciando. Por isso não se preocupe caso você não saiba o que é ou as diferenças entre UX Design e UI Design.

Independente da nomenclatura, do nome, etc, o principal a saber é que as duas áreas são importantes e as duas áreas tem grande sinergias. Apesar de diferentes e de tratarem de determinadas camadas dentro de um projeto, elas trabalham em conjunto.

E elas estão com bastante visibilidade ultimamente, principalmente porque designers e criativos em geral, enxergam nessas áreas possibilidades de melhores ganhos financeiros e reconhecimento profissional.

Neste artigo vou passar para você o que é cada área, falar sobre as suas diferenças e também das coisas em comum que compartilham.

O que UI Design?

UI Design significa User Interface Design (Design de Interface do Usuário).

UI é área do Design que elabora, cria e planeja  o meio pela qual uma pessoa (chamado normalmente de usuário) interage e controla um determinado dispositivo. Esse dispositivo pode ser um sistema, software, produto, serviço, aplicativo, etc.

Essa interação e controle são feitas através de um interface. Essa interface pode ser composta por botões, menus e qualquer elemento que possibilite a interação entre o usuário e o dispositivo.

Portanto o profissional UI Designer vai utilizar de conhecimentos de diversas disciplinas para criar essa interface.

E nós lidamos como interfaces a todo momento. Apesar de sempre associarmos interfaces a telas digitais, aplicativos mobiles e websites. Interfaces existem antes de tais tecnologias existirem.

Um exemplo clássico disso seria o controle de uma televisão. O controle de uma TV é por onde interagimos com a aparelho, determinando qual canal queremos sintonizar, qual o volume mais adequado entre tantas outras funções disponíveis através da interação que temos com o controle remoto.

E um bom projeto de Design de Interface do Usuário, independente se seja o controle de uma TV ou um aplicativo web, é projetado de forma a antecipar as reais necessidades de utilização do usuário.

Uma boa interface é simples de aprender e é fácil de usar. A ideia principal da interface é que o usuário consiga realizar o que ele pode, quer e espera realizar. Tudo isso de modo simples, fácil e com uma boa experiência, a chamada “user-friendly”, ou seja, experiência amigável. 

O que é UX Design?

UX Design significa User Experience Design (Design de Experiência do Usuário).

UX lida com as emoções e experiências dos usuários. É parte do Design que pensa exclusivamente na relação do usuário com o produto ou serviço.

A meta do UX é  tornar mais amigável (olha o “user-friendly”, aqui de novo), natural e simples a experiência de uso de um determinado serviço ou produto.

Logo os UX Designers estudam e projetam com base no comportamento humano. E não só isso. Com base, essencialmente também, nos comportamentos do público usuário em questão.

O objetivo é oferecer um serviço que garanta uma boa experiência, gerando satisfação  e evitando frustrações no usuário. Projetar experiências que encantem e fidelizem clientes é o cenário mais do que ideal.

Portanto o UX Design está diretamente relacionado ao uso do serviço, a interação, e como isso afeta as emoções e experiências do usuário.

Diferenças entre UX Design e UI Design?

A principal diferença entre UX Design e UI Design no papel que cada um tem um projeto e como você já percebeu, apesar de UX Design e UI Design serem termos semelhantes, os significados são diferente.

O UI Design está mais conectado com camada física, tangível e prática do projeto. Afinal, a interface que será utilizada diretamente pelo usuário.

É nessa parte onde se cria e estiliza os botões, menus e todos os artefatos que tornaram possível essa utilização. E para isso o profissional UI Designer normalmente utiliza de ferramentas (quando falamos de interfaces digitais) como Sketch app, Adobe XD, Figma, entre outros.

Por outro lado, o UX Designer é profissional o que estuda e planeja como o usuário se sentirá ao usar interface. Então ao invés de focar na cor ou no formato do botão, ele irá pelo lado do projeto que pensa como serão as experiências e emoções ao interagir com aquela interface.

Então enquanto o UI Design cuida da interação da interface e usuário o UX Design cuida do lado emocional, sempre focando em como proporcionar a melhor experiência ao usuário.

Quais as semelhanças e sinergias entre UX Design e UI Design?

UI e UX Design tem muitas coisas em comum. Como diz a gíria do popular brasuca, “é tudo junto e misturado”.

É inconcebível pensar em um UI Designer projetar sem pensar na experiência do usuário, da mesma maneira não tem aplicar tudo que foi pensado no UX Design sem ajuda do UI. O UI design é o que torna viável essa experiências.

E podemos considerar a experiência do usuário como conjunto de fatores e o UI Design é um entre esses fatores.

Deixe seu comentário

Sobre nós

Somos uma agência digital focada em converter visitantes em oportunidades de negócio. Esse blog traz notícias do universo do marketing e design.

Posts recentes

Siga nas redes

Assine e receba nossas novidades

Rolar para o topo